Artista: Elvis da Silva

Duas semanas atrás tive o prazer de poder apreciar as pinturas do artista campineiro Elvis da Silva. Suas pinturas estão numa exposição no MACC aqui em Campinas até dia 29/08, e quem morar pertinho vale a pena conferir os trabalhos dele. São maravilhosas suas pinturas. Fiquei admirada com a diversidade de cores usadas, os traços que lembram muito a pintura Noite Estrelada de Van Gogh.

Escrevi um email à ele pedindo para fazer uma postagem com seus trabalhos. Confesso que foi difícil escolher quais pinturas colocar dentre as muitas que ele mandou, são todas muito lindas. Elvis respondeu algumas perguntas e você poderá conhecer um pouco mais sobre ele.

Photobucket

Quando surgiu seu interesse pela pintura?
Inicialmente aos três anos de idade, eu rabiscava e desenhava ondas do mar é a única lembrança da primeira infância, depois aos 8 anos tive contato com lápis de cor, aos 12 anos com aquarela e guache, aos 14 com tinta a óleo e na juventude fiquei muito no ramo do artesanato , tanto em telha como em madeira. Retornei as pinturas por volta dos 35 anos de idade.

Photobucket

Tem algum artista em que se inspira em seus trabalhos?
Que eu saiba não, mas há muitos artistas que pintam e trabalham os lugares onde moram e demonstram em seus trabalhos patriotismo e amor ao Brasil, principalmente fotógrafos.

Photobucket

Qual seu estilo?
Eu trabalho com cores e fenômenos cromáticos, descritos pelo Professor Israel Pedrosa em seu livro " Da Cor a Cor Inexistente". Posso passear usando as cores, numa ampla gama de estilos e é isto que faço. Ora usando detalhes impressionistas, ora o expressionismo, em alguns trabalhos tenho um misto de impressionismo com pontilhismo, a técnica que criei para o escuro , a qual dei o nome de técnica de Observação no Escuro, também me proporciona a fazer um tipo figurativo e excêntrico de Óptic Art, se é que posso chamar assim, pois a Optic Art adotava já nos anos 70 a ilusão de óptica para trabalhos mais simétricos dentro de uma aplicação geometria de formas.

Photobucket

Além de pintar o que gosta de fazer?
Pescar com meus filhos, brincar com o mais novo, ir ao museu, à biblioteca, ao zoológico, ver filmes principalmente os indicados à algum prêmio, curtir uma praia com a família.

Photobucket

Qual conselho dá aqueles que estão começando nessa área?
Continue aprendendo, quando descobrir sinceramente, que não sabe nada, aí você está começando a entender o espírito da coisa.

Photobucket

Conte um pouco sobre você.
O que mais interessa as pessoas e as crianças parece ser quando falo que morei entre os índios na Amazônia. As crianças em particular ficam encantadas com minhas histórias de cobras gigantescas, e onças selvagens da floresta.

Acho o Hino de Campinas excêntrico e belo.

Torço pelo time de futebol que mantém a melhor regularidade de premiação dos últimos vinte anos no Brasil, e se ele perder a posição, mudo para o outro, porém acho muito pouco provável, que este time, que prefiro não dizer qual é, pois todos sabem, venha me decepcionar enquanto eu viver, porém se este amor virar paixão, pode ser que eu mude de idéia.

Acredito em Deus, porém me decepciono comigo. Gosto do nascer do sol, do pôr do sol. Gosto de ver o mar, e o vento nas árvores. Gosto de ficção científica e de história. Admiro Nelson Mandela, Gandi, Martin Luter King. Gosto de piano a quatro mãos, e toco flauta transversa, porém é bem sofrível.

As piores coisas que acho: é ter sede fome e sentir odores ruins, também não gosto da competição do homem moderno, embora isto seja uma contradição em mim, pois aprendi a viver com a modernidade, prefiro a cooperação do homem "pós moderno".

Photobucket

Visite o site  para ver mais trabalhos dele.

6 Comentários:

Ana Karina disse...

Nossa que cores lindas!
:)

Bjs.

Hellen Tavares disse...

Adorei as pinturas!
Especialmente a do sapo!

Beijos
Hellen

Jovem Jornalista disse...

Não conhecia o trabalho de Elvis e me encantei pelas pinturas. Bem autorais.

c r i s disse...

Sam, belíssimo o trabalho do Elvis... e o livro do Israel, é bem tarefa de casa para designer, pelo menos prá mim, fez escola...adorei o estilo, as cores são incríveis...parabéns pela entrevista e pela dica!!! Bjo Sam!!

Luiza Boaventura disse...

Guria...que post lindo!
Realmente os traços do Elvis possuem um quê de Van Gogh...
A pintura dele valoriza cada pincelada que é feita!

Parabéns pela entrevista...

Beijos

Aline Calamara disse...

Que post lindo! Adoooro pinturas bem coloridas e essas são super para cima. Gostei bastante. Na verdade, amo seu blog.
Bjs,
Aline.

http://prosadejanela.blogspot.com

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

Template por Kandis Design